Servare-sao-Paulo-07

Importância da Manutenção Predial

Primeiramente o significado de Manutenção Predial:

Ação ou efeito de manter, de sustentar e conservar. Conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes de atender as necessidades e segurança dos seus usuários.

A manutenção é a garantia da boa conservação da edificação, preserva o bem comum valorizando e minimizando custos maiores no futuro. A manutenção planejada proporciona a segurança, funcionalidade, estética, conforto ambiental e principalmente a economia para o proprietário.

É rotineira a utilização da edificação no limite de seus sistemas construtivos levando-o a exaustão e causando muitas vezes acidentes graves, infelizmente na maioria dos casos pouco se faz em relação às ações preventivas sobrando como única opção as ações corretivas, que são bem mais caras.

A manutenção preventiva é a melhor opção para a diminuição de gastos com manutenção em geral, para garantir esta prevenção, se faz necessário a periodicidade da mesma em todo o sistema construtivo. Saiba mais.

Porque a manutenção deve ser feita?

Para garantir constantemente o funcionamento de todo o sistema construtivo com qualidade e principalmente sustentabilidade gerando economia ao proprietário e exploração da natureza com responsabilidade. A ausência da manutenção adequada em edificações é responsável por anomalias das mais variadas, que por sua vez são causadoras de danos materiais e em alguns casos, pessoais.

Qual a importância de se fazer manutenção preventiva?

É de extrema importância, pois a manutenção preventiva garante a integridade dos sistemas construtivos com eficácia.

Quais as consequências por não realizar a manutenção preventiva?

Além de muito transtorno previsto. Sem esta ação preventiva, trabalharemos somente com as ações corretivas o que eleva o custo com manutenção, também problemas funcionais, estético, conforto ambiental e principalmente na contramão da sustentabilidade.

A Manutenção preventiva é uma atividade de importância estratégica nos condomínios pois ela deve garantir a disponibilidade de todo sistema construtivo com confiabilidade, segurança e custos adequados.

Não restam dúvidas de que a prática da manutenção preventiva em edificações é viável para todas as partes envolvidas. Essa prática precisa ser, no entanto, divulgada com mais entusiasmo para que possa se tornar uma atitude natural por parte dos proprietários de imóveis.

manutencao-predial