
Primeiramente o significado de Manutenção Predial:
Ação ou efeito de manter, de sustentar e conservar. Conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes de atender as necessidades e segurança dos seus usuários.
A manutenção é a garantia da boa conservação da edificação, preserva o bem comum valorizando e minimizando custos maiores no futuro. A manutenção planejada proporciona a segurança, funcionalidade, estética, conforto ambiental e principalmente a economia para o proprietário.
É rotineira a utilização da edificação no limite de seus sistemas construtivos levando-o a exaustão e causando muitas vezes acidentes graves, infelizmente na maioria dos casos pouco se faz em relação às ações preventivas sobrando como única opção as ações corretivas, que são bem mais caras.
A manutenção preventiva é a melhor opção para a diminuição de gastos com manutenção em geral, para garantir esta prevenção, se faz necessário a periodicidade da mesma em todo o sistema construtivo. Saiba mais.
Porque a manutenção deve ser feita?
Para garantir constantemente o funcionamento de todo o sistema construtivo com qualidade e principalmente sustentabilidade gerando economia ao proprietário e exploração da natureza com responsabilidade. A ausência da manutenção adequada em edificações é responsável por anomalias das mais variadas, que por sua vez são causadoras de danos materiais e em alguns casos, pessoais.
Qual a importância de se fazer manutenção preventiva?
É de extrema importância, pois a manutenção preventiva garante a integridade dos sistemas construtivos com eficácia.
Quais as consequências por não realizar a manutenção preventiva?
Além de muito transtorno previsto. Sem esta ação preventiva, trabalharemos somente com as ações corretivas o que eleva o custo com manutenção, também problemas funcionais, estético, conforto ambiental e principalmente na contramão da sustentabilidade.
A Manutenção preventiva é uma atividade de importância estratégica nos condomínios pois ela deve garantir a disponibilidade de todo sistema construtivo com confiabilidade, segurança e custos adequados.
Não restam dúvidas de que a prática da manutenção preventiva em edificações é viável para todas as partes envolvidas. Essa prática precisa ser, no entanto, divulgada com mais entusiasmo para que possa se tornar uma atitude natural por parte dos proprietários de imóveis.
